Aves migratórias com risco de extinção podem ser afetadas com um maior fluxo de turistas na Cidade
Matéria originalmente publicada por O Povo Online
O aumento da demanda turística no município de Icapuí, Litoral Leste do Ceará, tem preocupado especialistas e o setor público. A região, reconhecida mundialmente por suas riquezas naturais, entrou no radar mais intenso do turismo após o lançamento do clipe da cantora estadunidense, Selena Gomez, com a música “Baila Conmigo”, ambientado nas praias do Município.
Gabriela Ramires, coordenadora de apoio a políticas públicas do Projeto Aves Migratórias do Nordeste, considerou que uma exploração turística mais intensa no local pode ser prejudicial, porque a região é “muito frágil”. A pesquisadora explica que aves que chegam nas praias viajam mais de 32 mil quilômetros ao ano e acabam muito estressadas, necessitando de paz e descanso.
A tarefa, no entanto, pode se tornar mais complicada com um intenso fluxo de pessoas, especialmente de carros que andem na areia. Há possibilidade até que os veículos destruam os ninhos dos animais, que se camuflam no visual da praia. Esse é o caso da batuíra-bicuda, considerada vulnerável à extinção na Lista
Nacional de Espécies, do Ministério do Meio Ambiente. A ave, cujo nome científico é Charadrius wilsonia, se reproduz no Ceará e põe dois ovos.
“Icapuí é uma das áreas mais singulares do Estado do Ceará, é um verdadeiro berçário da vida marinha. Tudo isso é um verdadeiro patrimônio natural do Brasil, que é pouco conhecido e explorado. E ser explorado não ia ser tão bom para uma área tão frágil quanto essa”, pondera Ramires.
Em reunião realizada na manhã dessa quarta-feira, 10, a Prefeitura de Icapuí se encontrou com outros órgãos, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Fundação Brasil Cidadão, para traçar um plano estratégico para o Município. Ficou definida a realização de campanha para mitigar a prática de descarte irregular de resíduos. Haverá ainda ações de fiscalização e instalação de equipamentos informativos visando atingir não somente moradores locais, como também, veranistas que estejam frequentando a região.
Ramires comemorou o interesse apresentado na preservação das riquezas naturais pela atual gestão municipal. Ela ressalta que a intenção é fazer um turismo ecologicamente correto e socialmente sustentável, com geração de renda para a comunidade local. Um dos exemplos citados por ela é o projeto já praticado no município chamado "Mulheres de Corpo e Alga", em que a matéria-prima é retirada do ecossistema de forma totalmente sustentável.
Comments