QUEM
SOMOS
MISSÃO & HISTÓRIA.
Ao longo de 30 anos de muitos desafios e conquistas, a AQUASIS - Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos apresenta resultados que inspiram a sociedade no que diz respeito a preservação de espécies da fauna do nordeste brasileiro que estão ameaçadas de extinção, em especial à biodiversidade do Ceará.
O pontapé inicial deu-se em 7 de abril 1992 por um grupo de estudantes da Universidade Federal do Ceará - UFC e Universidade Estadual do Ceará - UECE, no anseio não apenas de pôr em prática aquilo era aprendido na academia, mas também pela percepção de que a vida marinha, já naquele tempo, precisava de ajuda. A união de jovens dispostos a fazer a diferença era o esforço necessário para fincar as bases do que hoje se materializa como uma das instituições conservacionistas mais respeitadas do país.
Hoje, a AQUASIS conta com três frentes de atuação: o Programa de Mamíferos Marinhos (PMM), o Programa de Aves (PAM) e o Núcleo de Educação Ambiental (NEA).
LINHA DO
TEMPO.
1994
Fundação da Aquasis
Início das atividades no Laboratório de Ciências do Mar (LABOMAR), após a criação de um grupo de estudos de cetáceos (GECC) formados por alunos e professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1992.
2001
Sesc Iparana
Conseguimos uma parceria com o Serviço Social do Comércio do Brasil (SESC), na qual foi acordada a transferência de nossas atividades da LABOMAR para o SESC Iparana. Construímos a primeira estrutura de quarentena para filhotes de peixes-boi no Ceará.
2002
Brigada da Natureza
Início das atividades com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Iparana, Caucaia.
2003
Soldadinho-do-araripe
O ano de 2003 marca o início de nossos esforços de conservação do soldadinho-do-araripe na região do Cariri. Na época, a espécie foi listada pela IUCN como Criticamente Ameaçada.
2003
Aves Migratórias
Os projetos de conservação de aves migratórias iniciaram-se em 2003, após a descoberta de populações ameaçadas de maçaricos no Ceará.
2005
Projeto Periquito cara-suja
Adotamos o periquito-cara-suja como espécie-bandeira em 2003, por meio do levantamento do restante das áreas de ocorrência nos estados do Ceará e Pernambuco.
2008
Projeto Manatí
Aprovação do Projeto Manatí no edital do Programa Petrobras Ambiental executando a primeira fase do Projeto Manatí de 2010 a 2012, com a construção do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos – CRMM, capaz de realizar a reabilitação completa dos filhotes de peixes-bois.
2013
Manatí II e III
Aquasis celebra novo contrato, desta vez pelo Programa Petrobras Socioambiental, iniciando a II fase do Projeto Manatí de 2013- 2015, e a III fase do Projeto em 2017, executando as atividades de 2018 a 2020.
2016
Reserva Oásis Araripe
A RPPN foi idealizada para proteger o soldadinho-do-araripe e recuperar áreas de mata ciliar desmatadas na região do Crato.
2019
Patrocínio Petrobrás - PAMN
O Projeto Aves Migratórias do Nordeste da AQUASIS, recebeu o patrocínio da Petrobras, aprovado em primeiro lugar no edital de seleção pública do Programa Petrobras Socioambiental.
2019
Base Icapuí
Implementação da Base da Aquasis em Icapuí e construção do Cativeiro de Aclimatação na praia da Peroba, para realização da última fase de reabilitação dos peixe-bois, a adaptação ao ambiente natural.
2020
Primeira Translocação
Primeira translocação de peixes-bois (Alva e Maceió) do CRMM para o Cativeiro de Aclimatação em Icapuí.
2021
Primeira Soltura
A primeira soltura aconteceu em 25 de maio de 2021. Peixe-boi Maceió
PRÊMIOS.
-
1998
Prêmio “Mãe Natureza” (Câmara dos Vereadores dos municipios de Barroquinha e Chaval, Brasil); -
2004
Conservation Leadership Award (Prêmio internacional para projetos de conservação da biodiversidade gerenciado por BirdLife International, Fauna&Flora, Conservation International e Wildlife Conservation Society (www.conservationleadershipprogramme.org) – (Estados Unidos e Reino Unido); -
2007
Conservation Leadership Award (Estados Unidos e Reino Unido); -
2008
Species Guardian of the Araripe Manakin (BirdLife International) (Figura 3); -
2010
Conservation Leadership Award (Estados Unidos e Reino Unido); -
2010
Future for Nature Award (Holanda); -
2012
Species Guardian of the Araripe Manakin (BirdLife International); -
2014
Reconhecimento de Utilidade Pública pelos municípios de Caucaia e Fortaleza, e pela Assembleia Legislativa do Estado de Ceará. -
2017
Prêmio Nacional da Biodiversidade - Ministério do Meio Ambiente
PARCEIROS.
Contamos com uma grande rede de parceiros que colaboram para o desenvolvimento de diversas ações importantes para a conservação da biodiversidade do Nordeste. Alguns deles estão conosco desde o início da nossa história.
Faça parte você também!