IV Festival das Aves Migratórias de Icapuí une ciência e conhecimento em prol da cultura oceânica
- Fale Conosco
- há 4 dias
- 3 min de leitura
“Raízes e Rotas: Povos e Aves Conectadas pelo Oceano”; o IV Festival das Aves Migratórias, ocorre entre os dias 5 a 7 de dezembro, em Icapuí

O Projeto Aves Migratórias, prepara-se para sediar a quarta edição do Festival das Aves Migratórias, que acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de dezembro, no município de Icapuí, no litoral leste do Ceará. O evento será realizado pela Aquasis em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Com o tema "Raízes e Rotas: Povos e Aves Conectadas pelo Oceano", o evento se estabelece como um importante ponto de encontro entre ciência, conservação e cultura, destacando o papel essencial do litoral cearense para a conservação das aves limícolas migratórias que realizam longas migrações hemisféricas.
A programação do IV Festival das Aves Migratórias, se estende por três dias e oferece uma rica integração de atividades que unem o conhecimento científico à celebração cultural. O primeiro dia, sexta-feira (05/12), é dedicada à comunidade de Icapuí e seus visitantes, sendo marcado pela solenidade de abertura, que começa com um Cortejo com representantes das escolas e mestres da cultura, seguido por apresentações culturais e a orquestra, culminando à noite com a solenidade oficial e a feira de artesanato, realizada por artesãos e artesãs da região.

O sábado (06/12) concentra as atividades de Ciência e Conservação, começando com a Observação de Aves no Sítio WHSRN, Banco dos Cajuais. O público também irá participar, na Escola Estadual de Educação Profissional Jaime da Cunha, de palestras, mesas redondas e rodas de conversa com temáticas a respeito da Cultura Oceânica, focado na conservação, bem como, os desafios para as aves costeiras na Margem Equatorial Brasileira, promovendo assim, a discussão interdisciplinar entre especialistas. Finalizamos a manhã com a apresentação “Avoar”, promovida pela Companhia Movimento, realizada por alunos da Escola Profissionalizante Jaime da Cunha com o tema principal das aves migratórias.
À tarde teremos a Observação de Aves Embarcada na praia de Requenguela, com vivências e experiências reais sobre as aves, além da Migração Noturna, na praia de Picos, para contemplar o céu deslumbrante de Icapuí. Já no Domingo (07/12), conforme a programação do evento, ocorrerá a Corrida das Aves Migratórias como encerramento do Festival.
Cultura Oceânica
O Festival adota uma abordagem alinhada com a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030), reforçando a importância da Cultura Oceânica para a sociedade. A iniciativa busca ampliar a conscientização sobre como o bem-estar das comunidades costeiras e o ciclo de vida das aves migratórias estão intrinsecamente ligados à saúde do oceano. Ao protegermos os habitats vitais que sustentam as rotas das aves, garantimos o equilíbrio ambiental e a fonte de sustento que asseguram o bem-estar duradouro do povo de Icapuí. A conservação das aves é, portanto, um ato de cuidado mútuo com o meio ambiente.
A equipe responsável pelo Festival ressalta a relevância do tema: "O Festival das Aves Migratórias é a materialização do nosso compromisso com a Cultura Oceânica. Aves e pessoas compartilham o mesmo oceano, e suas rotas nos ensinam sobre a interconexão da vida. Este evento é um convite para reconhecermos Icapuí não apenas como um ponto de parada vital para as aves, mas como um centro de saberes e práticas de conservação que unem o rigor científico à riqueza cultural". O IV Festival das Aves Migratórias é uma realização que integra esforços de comunidades, instituições de pesquisa e governo local, consolidando Icapuí como um polo de turismo responsável e conservação no nordeste brasileiro.
SERVIÇO
IV Festival das Aves Migratórias
Local: Icapuí - CE
Datas: 05, 06 e 07 de dezembro
Inscrição: A partir de quinta-feira (20) no link em breve.
Evento gratuito
Texto por: Claudia Pimentel Riello



Comentários