Projeto Aves Migratórias realiza Festival das Gaivotas no Pecém com atrações culturais e ações socioambientais
- Fale Conosco
- 22 de jul.
- 3 min de leitura
O Festival das Gaivotas é uma oportunidade de valorização da cultura em prol da conservação por meio de atividades socioambientais.
Por Claudia Pimentel Riello

O Projeto Aves Migratórias, realizado pela Aquasis em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promove entre os dias 8 a 10 de agosto o Festival das Gaivotas, no distrito do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, Ceará. O evento é gratuito e celebra a cultura local, as tradições das comunidades tradicionais e a importância da conservação das aves migratórias, reunindo apresentações culturais, oficinas, feira de artesanato e gastronomia e atividades ambientais.
Serão três dias de programação diversificada, envolvendo moradores, turistas, pescadores, marisqueiras e presença da juventude da região. A abertura oficial acontece no dia 8 de agosto, às 18h, na Arena dos Pescadores na Praia do Pecém com apresentações artísticas e culturais. Durante todo o evento, haverá uma feira com artesanatos e gastronomia regional, além de oficinas de arte educação para crianças e jovens da região.
“O Festival da Gaivota, assim como os que realizamos em outras comunidades costeiras, tem o papel de sensibilizar e resgatar o sentimento de pertencimento da população local. Essa região é uma das mais importantes do Ceará para as aves, principalmente o trinta-réis-róseo ameaçado de extinção, e queremos que as pessoas conheçam a história, a relação que os pescadores e marisqueiras mantêm com as espécies e a importância de conservar esse território. Nosso objetivo é valorizar a cultura, fortalecer as tradições e multiplicar a ideia da conservação ambiental, resgatando a autoestima da comunidade e mostrando que proteger as aves é também preservar histórias, saberes e a própria identidade local”, afirma Felipe Braga, coordenador de Educação Socioambiental do Projeto Aves Migratórias.

No dia 9 de agosto, a programação começa cedo, com uma passarinhada às 6h na Lagoa Prejubaca, reunindo marisqueiras, pescadores e moradores do entorno para a observação de aves e reconhecimento da biodiversidade local. Em seguida, será realizada uma conversa sobre a importância dos saberes tradicionais na conservação e visita guiada com Jeanete Rocha, secretária executiva do espaço, acompanhado de um café da manhã especial no Jardim Botânico do Pecém.
Durante a tarde, a programação segue a partir das 14h com a Oficina de Bordado comandada pela marisqueira Chiquinha. Na sequência, acontecem oficinas e limpeza de praia com o grupo Maré Alta, proporcionando um momento de troca e integração entre os participantes do projeto da Brigada da Natureza da ONG Aquasis.

Logo depois, às 17h, a praia se transforma em palco para manifestações culturais com a apresentação de Coco do Pecém, valorizando as expressões artísticas e populares do território. Para encerrar o dia, às 18h, todos poderão curtir um luau ao redor da fogueira, com peixe assado na brasa, celebrando o encontro entre cultura, natureza e comunidade.
O encerramento do festival acontece no dia 10 de agosto, com um treino de corrida, realizado pelo grupo “Nopace Que Der”, às 5h30, seguida pela Regata do Pecém, uma das mais tradicionais da região, reunindo pescadores e comunidade.
“Parcerias institucionais, como a realizada com o Projeto Aves Migratórias, que originou o Festival das Gaivotas, também têm um papel fundamental nesse processo. Elas aproximam a comunidade do meio ambiente, promovendo a Educação Ambiental de forma divertida e envolvente, conectando as pessoas ao seu entorno. Criando momentos que enriquecem culturalmente e ambientalmente a região, tornando-a mais consciente e sustentável, afirma Jeanete Koch, Secretária executiva de meio ambiente e urbanismo.
O Festival das Gaivotas faz parte das ações de educação socioambiental e valorização cultural promovidas pelo Projeto Aves Migratórias, iniciativa da Aquasis em parceria com a Petrobras, e integra o calendário socioambiental da região.
SERVIÇO
Festival das Gaivotas – Pecém, Ceará
Data: 08 a 10 de agosto de 2025
Local: Distrito do Pecém – São Gonçalo do Amarante, CE
Programação gratuita
Comentários