Found_117411216_831595.jpg
Line separator

BRIGADA DA
NATUREZA

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO
AMBIENTAL
.

Em 2002 nasceu o Projeto Brigada da Natureza, em parceria com o SESC/CE, com o objetivo de estimular o resgate da autoestima de crianças e adolescentes moradoras das comunidades em situação de vulnerabilidade social do entorno da Iparana.

O projeto tem como objetivo oferecer atividades complementares envolvendo esportes cooperativos, educação ambiental, cidadania (questões raciais, gênero, diversidade, etc) e oficinas de arte-educação (música, teatro, dança, etc), estimulando também os jovens ao mercado de trabalho. Mais de 300 integrantes e seus familiares já foram atendidos pelo projeto.

Ao longo de sua história, a Brigada da Natureza participou de 3 editais do Projeto Luz Solidária da empresa de energia ENEL - Ceará, sendo contemplado com as seguintes atividades:

 

  • 2017/18 - Oficinas para capacitação de adolescentes em situação de vulnerabilidade social para geração de renda familiar; 

  • 2018/19 - Oficinas de artes cênicas, expressão corporal e produção de figurinos para apresentações teatrais e de percussão com temáticas socioambientais;

  • 2019/20 - Resgate da cultura popular, com produção de literatura de cordel com temáticas ambientais para divulgação através de vídeos;

_DSC7856.JPG

Cidadãos
conscientes!

A Educação Ambiental é uma peça-chave na construção do projeto e formação dos integrantes. A partir desse tema transversal é possível abordar de forma lúdica temáticas que englobam meio ambiente e cidadania.

3.jpg

objetivos

Levar de forma respeitosa e com afeto, através da arte, ações de educação ambiental e cidadania para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em comunidades de Caucaia.

atividades

A partir da educação não formal, desempenhamos atividades de cunho artístico, social e ambiental voltadas às práticas de conservação da natureza e sustentabilidade. As ações desenvolvem noções de cidadania e meio ambiente, em busca de potencializar o protagonismo juvenil e impulsionar a multiplicação dos conhecimentos socioambientais dentro de comunidades locais. A formação dos integrantes inclui a participação em vivências coletivas, oficinas artísticas e culturais, palestras e diálogos, saídas de campo, prática de esportes, entre outras.

2.jpg

Cooperar para prosperar

No projeto, os integrantes serão estimulados a desconstruir o conceito de competição por meio do trabalho cooperativo, que investe nas habilidades individuais e coletivas do grupo.  Esse passo é fundamental para o resgate da autoestima, reconhecimento e respeito às diversidades e individualidades dos participantes. 

4.jpg

Sensibilizando
através da arte

A arte estimula a imaginação, a criatividade, a originalidade e  a auto expressão. O teatro e a música são ferramentas artísticas poderosas no desenvolvimento afetivo e cognitivo dos jovens, possibilitando através da diversão, o desenvolvimento social a partir do contato com a diversidade de pensamentos, valores e culturas.

Propulsores
de mudança
.

Acreditamos no potencial dos integrantes como agentes multiplicadores dos conhecimentos das questões socioambientais, seja em suas comunidades ou demais espaços em que estejam inseridos. Assim, os integrantes participam de ações de sensibilização da população em eventos através de intervenções artísticas culturais que incluem apresentações de percussão com músicas autorais, dança, declamação de poesias e peças teatrais.
 

IMG_9662_edited.jpg

“A Brigada da Natureza
é minha maior fonte de riqueza e sabedoria. É o local onde aprendemos ensinando e vivenciando”.

Jefferson Maurício - ex-brigadista e atual monitor de percussão.

Construindo
mentes
pensantes
.

IMG_20190415_144719953_HDR.jpg

Venha nos
visitar.

O Centro de Visitantes é um espaço interativo que utiliza de tecnologia audiovisual para falar sobre a importância da preservação da biodiversidade.

A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é:
Quinta a Sábado de 8h às 11h e de 14h às 17h


Atenção:  Devido a pandemia, o retorno está sendo feito gradualmente e seguindo as principais normas de segurança.
As visitas deverão acontecer com agendamento prévio.
O distanciamento social e o uso de máscaras é indispensável para preservar a saúde e o bem estar de todos.

WhatsApp Image 2020-10-23 at 14.47_edited.jpg

Agradecemos pelo envio!

Assista ao Cordel da Brigada da Natureza.

EQUIPE.

Felipe Braga

Coord. de Educação Ambiental

Olga Lisboa

Educadora Ambiental

Victória Girão

Monitora de Ed. Ambiental

Jefferson 

Instrutor de Percursão