top of page

AQUASIS 30 anos: Uma história feita de histórias, no litoral, na serra e no sertão.

30 Anos Aquasis - Ilustrações: Whendel Silva (Ilustra Fauna) / Arte: Mika Holanda (ASCOM Aquasis)


A Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos AQUASIS está celebrando três décadas de compromisso inabalável com o meio ambiente. Ao longo de 30 anos de desafios e conquistas, a ONG tem se destacado na preservação de espécies ameaçadas nativas e endêmicas do nordeste brasileiro, com um foco especial na biodiversidade do Ceará.


Fundada em 7 de abril de 1994 por um grupo de visionários estudantes e professores universitários, a AQUASIS nasceu da união entre o conhecimento acadêmico e a percepção emergencial da necessidade de proteger a vida marinha. Desde então, tornou-se uma das instituições mais respeitadas do país em seu segmento, estabelecendo-se como um farol de esperança para a conservação ambiental.


Grupo de Estudo de Cetáceos do Ceará (GECC) - Foto: Acervo Aquasis


Ao longo de sua história, a organização desenvolveu uma série de programas e projetos inovadores voltados para a conservação de espécies marinhas ameaçadas, como golfinhos, baleias, peixes-bois e aves migratórias. Desenvolveu ainda, estudos e ações de proteção ao soldadinho-do-araripe – única espécie exclusiva do Ceará – e ao periquito cara-suja, que voltou a ocupar áreas onde antes já havia sido extinta.


Filhote de periquito cara-suja sendo manejado pela equipe técnica - Foto: Mika Holanda / Acervo Aquasis


Além do trabalho de pesquisa e conservação, a organização também desempenha um papel fundamental na educação socioambiental. Por meio de programas educativos e atividades de sensibilização, a ONG busca inspirar crianças, jovens e adultos a serem os verdadeiros agentes multiplicadores e protagonistas ambientais, especialmente nas comunidades tradicionais, que são de extrema importância no trabalho desenvolvido. Sem elas, tamanho sucesso não seria possível.


Grupo de masqueiras tradicionais de Icapuí - Foto: Mika Holanda / Acervos Aquasis


E para celebrar seu trigésimo aniversário, a AQUASIS está planejando uma série de eventos e atividades especiais ao longo do ano. Entre as iniciativas previstas estão palestras, workshops, exposições e campanhas de sensibilização, todas voltadas para destacar a importância da preservação dos ecossistemas e incentivar o engajamento de diversos atores sociais, além de fortalecer a ciência cidadã.


Após três décadas de dedicação incansável, a AQUASIS acredita que sua jornada está apenas começando e que há muito a ser feito pela biodiversidade sensível do Ceará. Com a colaboração contínua das comunidades, voluntários, parceiros e entusiastas - e o apoio sem par de instituições de peso, como SESC/CE e Sistema Fecomércio/CE, Petrobras, Fundação O Boticário, American Bird Conservancy, Loro Parque Fundación, ZGAP dentre tantas outras, a instituição está determinada a continuar sendo uma força motriz na transformação do mundo em um lugar mais sustentável e habitável. Que venham os próximos 30 anos!


Para saber mais sobre a AQUASIS e seus projetos, visite o site oficial em aquasis.org.


119 visualizações1 comentário

1 Comment


Vida longa à AQUASIS!!! 🐳🐬🐋🐣

Like
bottom of page