bg tl.jpg
Line separator

QUEM
SOMOS

MISSÃO & HISTÓRIA.

Ao longo de quase 30 anos de muitos desafios e conquistas, a AQUASIS - Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos apresenta resultados que inspiram a sociedade no que diz respeito a preservação de espécies da fauna do nordeste brasileiro que estão ameaçadas de extinção, em especial à biodiversidade do Ceará.

O pontapé inicial deu-se em 7 de abril 1992 por um grupo de estudantes da Universidade Federal do Ceará - UFC e Universidade Estadual do Ceará - UECE, no anseio não apenas de pôr em prática aquilo era aprendido na academia, mas também pela percepção de que a vida marinha, já naquele tempo, precisava de ajuda. A união de jovens dispostos a fazer a diferença era o esforço necessário para fincar as bases do que hoje se materializa como uma das instituições conservacionistas mais respeitadas do país.

 

Hoje, a AQUASIS conta com três frentes de atuação: o Programa de Mamíferos Marinhos (PMM), o Programa de Aves (PAVES) e o Núcleo de Educação Ambiental (NEA).

LINHA DO
TEMPO
.

 

1994

Fundação da Aquasis

Início das atividades no Laboratório de Ciências do Mar (LABOMAR), após a criação de um grupo de estudos de cetáceos (GECC) formados por alunos e professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1992.

2001

Sesc Iparana

Conseguimos uma parceria com o Serviço Social do Comércio do Brasil (SESC), na qual foi acordada a transferência de nossas atividades da LABOMAR para o SESC Iparana. Construímos a primeira estrutura de quarentena para filhotes de peixes-boi no Ceará.

2002

Brigada da Natureza

Início das atividades com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Iparana, Caucaia.

2003

Soldadinho-do-araripe

O ano de 2003 marca o início de nossos esforços de conservação do soldadinho-do-araripe na região do Cariri. Na época, a espécie foi listada pela IUCN como Criticamente Ameaçada.

2003

Aves Migratórias

Os projetos de conservação de aves migratórias iniciaram-se em 2003, após a descoberta de populações ameaçadas de maçaricos no Ceará.

2005

Projeto Periquito cara-suja

Adotamos o periquito-cara-suja como espécie-bandeira em 2003, por meio do levantamento do restante das áreas de ocorrência nos estados do Ceará e Pernambuco.

2008

Projeto Manatí

Aprovação do Projeto Manatí no edital do Programa Petrobras Ambiental executando a primeira fase do Projeto Manatí de 2010 a 2012, com a construção do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos – CRMM, capaz de realizar a reabilitação completa dos filhotes de peixes-bois.

2013

Manatí II e III

Aquasis celebra novo contrato, desta vez pelo Programa Petrobras Socioambiental, iniciando a II fase do Projeto Manatí de 2013- 2015, e a III fase do Projeto em 2017, executando as atividades de 2018 a 2020.

2016

Reserva Oásis Araripe

A RPPN foi idealizada para proteger o soldadinho-do-araripe e recuperar áreas de mata ciliar desmatadas na região do Crato.

2019

Patrocínio Petrobrás - PAMN

O Projeto Aves Migratórias do Nordeste da AQUASIS, recebeu o patrocínio da Petrobras, aprovado em primeiro lugar no edital de seleção pública do Programa Petrobras Socioambiental.

2019

Base Icapuí

Implementação da Base da Aquasis em Icapuí e construção do Cativeiro de Aclimatação na praia da Peroba, para realização da última fase de reabilitação dos peixe-bois, a adaptação ao ambiente natural.

2020

Primeira Translocação

Primeira translocação de peixes-bois (Alva e Maceió) do CRMM para o Cativeiro de Aclimatação em Icapuí.

2021

Primeira Soltura

Primeira soltura de peixe-boi-marinho no Ceará, realizada em maio.

 

PRÊMIOS.

  • 1998
    Prêmio “Mãe Natureza” (Câmara dos Vereadores dos municipios de Barroquinha e Chaval, Brasil);

  • 2004
    Conservation Leadership Award (Prêmio internacional para projetos de conservação da biodiversidade gerenciado por BirdLife International, Fauna&Flora, Conservation International e Wildlife Conservation Society (www.conservationleadershipprogramme.org) – (Estados Unidos e Reino Unido);

  • 2007
    Conservation Leadership Award (Estados Unidos e Reino Unido);

  • 2008
    Species Guardian of the Araripe Manakin (BirdLife International) (Figura 3);

  • 2010
    Conservation Leadership Award (Estados Unidos e Reino Unido);

  • 2010
    Future for Nature Award (Holanda);

  • 2012
    Species Guardian of the Araripe Manakin (BirdLife International);

  • 2014
    Reconhecimento de Utilidade Pública pelos municípios de Caucaia e Fortaleza, e pela Assembleia Legislativa do Estado de Ceará.

  • 2017
    Prêmio Nacional da Biodiversidade - Ministério do Meio Ambiente

PARCEIROS.

Contamos com uma grande rede de parceiros que colaboram para o desenvolvimento de diversas ações importantes para a conservação da biodiversidade do Nordeste. Alguns deles estão conosco desde o início da nossa história.

Faça parte você também!