Found_111611368_274863.jpg
Line separator

OÁSIS ARARIPE

PROJETO
OÁSIS
ARARIPE
.

O Projeto Oásis Araripe tem como objetivo evitar a extinção da espécie Antilophia bokermanni. Este nome científico se refere a um pássaro conhecido como soldadinho-do-araripe ou levadeiro (macho) e lavadeira-da-mata (fêmea). Ela é a única ave exclusiva do Ceará e consta sob o mais alto grau de ameaça de extinção (Criticamente em Perigo), habitando as florestas úmidas que restam nos municípios de Missão Velha, Barbalha e Crato.

A Aquasis atua com esta espécie desde 2004, quando começou a desenvolver as políticas públicas que evoluíram para planos nacionais voltados à sua proteção. Promovemos a criação e a gestão de Unidades de Conservação particulares e públicas destinadas à manutenção das florestas habitadas pelo pássaro. Além disso, apoiamos a melhoria do manejo dos recursos hídricos, compartilhados entre a fauna e as pessoas.

Além de proteger as florestas que restaram, nos empenhamos no seu enriquecimento com plantas que servem de alimento ao pássaro, também reflorestando em áreas degradadas. Pesquisas sobre novas técnicas de conservação têm sido adaptadas e testadas para as condições locais. Para saber se estamos sendo efetivos em alcançar nosso objetivo, censos periódicos são realizados para monitorar a espécie.

logo-poa-horizontal-color.png

Beleza
rara
!

Found_111622432_65745.jpg

hábitos

Prefere viver na vegetação que acompanha os cursos d’água, pois os frutos de que se alimenta se concentram nas margens desses riachos. Os machos são coloridos e as fêmeas e jovens são verdes. Eles cantam mais nas horas mais quentes do dia, enquanto elas emitem apenas chamados. O macho não se aproxima do ninho, construído exclusivamente pela fêmea que cuida sozinha da ninhada. Eles têm, no máximo, dois filhotes por ano. Habitam as encostas da chapada do Araripe entre as altitudes de 620 e 915m em relação ao nível do mar. Nessa elevação é captada a umidade das nuvens que é armazenada nas camadas sedimentares junto com a água das chuvas, fazendo do Cariri um tipo de oásis.

Found_35666280_83449.jpg

reprodução

Nas reservas Oásis Araripe realizamos pesquisas de acompanhamento da reprodução da espécie desde 2019. Entre novembro e março, os ninhos são localizados e monitorados quanto ao sucesso reprodutivo e relações genéticas de parentesco. Também foram iniciados estudos com medição da massa em gramas e muda de penas, tendo como objetivo entender a ligação entre a mortalidade e tendências de aumento ou diminuição da população. Cada ovo demora até três semanas desde a postura à eclosão, sendo depositados com um a dois dias de intervalo no ninho, de onde os filhotes levam mais três semanas até saírem. São acompanhados de perto pela mãe por algum tempo, até que consigam autossuficiência.

1.-Ameaça-1-4.jpg

ameaças

Por motivos apenas parcialmente compreendidos, as fontes de água têm secado na chapada do Araripe e isso afeta diretamente a espécie. A retirada das plantas ao longo dos mananciais é uma atividade corriqueira na região, especialmente no período seco entre abril-novembro. Isso tem sido feito para potencializar o escoamento da água, sendo prejudicial à reprodução da ave. Encanamentos totais das fontes são irregulares e fazem a vazão das fontes diminuir por secar a vegetação. As florestas habitadas por ela são cobiçadas para extração de madeira, agropecuária e principalmente pela especulação imobiliária. Incêndios tem sido cada vez mais frequentes, o que só agrava a situação que já é delicada com as secas.

Esforços que
não param
.

Com o trabalho realizado com o viveiro de mudas de árvores nativas desde 2012, promovemos uma das ações mais importante para a conservação da ave, o reflorestamento e a recuperação de vida.
 

Com a criação da RPPN Araçá, 11,73 hectares de área de vida para o soldadinho foram preservadas, sendo um exemplo para outros proprietários de terra na região. 

Criação da RPPN Oásis Araripe, em 2015, foi a primeira Reserva Natural da Aquasis, voltada para a conservação da espécie no Crato.

IMG_20201121_073204918 (1).jpg

Reserva oásis
araripe

Crato

Venha nos
visitar
.

A Reserva Oásis Araripe é um espaço cheio de história e cultura onde integra informações sobre a importância da preservação da biodiversidade.

A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é:
Sexta-feira das 14h às 18h; Sábado das 8h às 18h; Domingo das 8h às 12h. Visitas em outros dias podem ser agendadas.


Atenção:  Devido a pandemia, o retorno está sendo feito gradualmente e seguindo as principais normas de segurança.
As visitas deverão acontecer com agendamento prévio.
O distanciamento social e o uso de máscaras é indispensável para preservar a saúde e o bem estar de todos.

Assista ao Cordel do Soldadinho-do-araripe,
por Brigada da Natureza
.

EQUIPE.

20210106_082056.jpg

Weber Girão

Gerente do Projeto

Oasis Araripe

20210222_152131.jpg

Karina Linhares

Técnica superior em restauração florestal

20210121_100025.jpg

Sr. Vicente

Jardineiro

WhatsApp Image 2021-09-02 at 02.00.23.jpeg

Alberto

Jardineiro